quinta-feira, 4 de junho de 2009

Douro Internacional



Apesar de já ter feito esta expedição há uns anos, não é motivo para não partilhar esta experiência com todos vocês.

Este expedição organizada pela empresa Transserrano que se dedica a organizar eventos desportivos e culturais e de lazer.
Esta expedição consistia em percorrer de canoa o Douro Internacional tendo o seu inicio em Miranda do Douro e terminando em Barca d 'Alva.




Durante 5 dias teríamos de percorrer cerca de 20 kms a fim de completar os cerca de 100kms que separa estas duas povoações.
o local de encontro foi num domingo em Barca d'Alva onde deixa-mos os nossos carros e seguimos de transportes ate Miranda do Douro onde se daria inicio a esta expedição.
O material necessário era o básico para sobreviver em grupo durante os 5 dias de expedição.
As refeições e dormidas eram feitas em tendas na margem do rio, e os percursos diários coincidiam com as varias barragens que o douro tem.
Esta foi para mim uma verdadeira aventura no mundo da canoagem.






Apesar de não ter sido a primeira vez que fiz um percurso de canoa, o meu baptismo foi nos Picos da Europa num trajecto muito fácil e de apenas 13 kms, aqui as condições que encontramos foram bastantes difíceis. Chuva e vento contrario em pleno Agosto foi o que encontramos.









A Paisagem única e protegida não só pelo "Parque natural do Douro Internacional mas também pelo relevo acidentado e escarpado de difícil acesso que o rio Douro
percorre.











Há medida que descíamos o rio a paisagem ia s abrindo deixando para traz as escarpas e vales muito apertados, transformando-se em " planícies " junto a Barca
d'Alva.









Numa das etapas o destino foi a Praia Fluvial da Congida em Freixo de Espada a Cinta.
Esta praia tem condições únicas para se passar uns bons momentos, dispondo de área para campismo e ao lado um hotel.















Barca d'Alva







Nenhum comentário: