domingo, 6 de agosto de 2023

Dornes- Santuário de Nossa Senhora do Pranto

 Dornes foi um dos nossos pontos de visita nestas Ferias.

Visitamos a Igreja e Museu a ela associados. 


Santuário de Nossa Senhora do Pranto - Dornes

Monumentos

Uma construção templária.

O Santuário de Nossa Senhora do Pranto, ou das Dores, situa-se numa bela península ladeada pelo rio Zêzere, na aldeia de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere. Mandado construir pela Rainha D. Isabel de Aragão, esposa de D. Dinis, o primitivo santuário, do século XIII, viria a dar lugar à atual construção, mandada edificar por D. Gonçalo de Sousa, Comendador da Comenda Mor da Ordem de Cristo, em 1453.

A Igreja de Nossa Senhora do Pranto caracteriza-se por uma conjugação de estilos, pois a sua arquitetura congrega o gótico, o maneirismo e o barroco. De planta longitudinal, na sua fachada triangular abre-se um pórtico de verga reta. Nele se pode encontrar, sobre a cornija, duas imagens em pedra, que poderão ser provenientes da primitiva construção. De salientar, ainda, à direita do pórtico, uma inscrição gótica encimada pelas armas de D. Gonçalo de Sousa.

No interior, de uma única nave, merecem particular destaque os painéis de azulejo de padrão polícromo, do século XVII, que revestem as paredes do corpo da igreja; os azulejos, tipo caixilho azul e branco, do século XVI, que revestem as paredes da capela-mor; o retábulo-mor, em talha dourada, do século XVII, que ostenta a imagem, de pedra, da padroeira, Nossa Senhora do Pranto, do século XVI, com a forma iconográfica da Pietá; e o órgão de tubos, do século XVIII, recentemente restaurado. De destacar ainda, no corpo da igreja, os altares renascentistas, em pedra calcária: o altar do Santíssimo Sacramento, na lateral norte, e o dedicado à Santíssima Trindade, na lateral sul.

No exterior da Igreja, separada desta, evidencia-se a singular torre templária, mandada construir como torre defensiva e, posteriormente, convertida em torre sineira.

As principais celebrações realizam-se no dia 15 de agosto e na segunda-feira do Espírito Santo (solenidade de Pentecostes), festa maior dos círios que para ali convergem, da segunda-feira da Páscoa até ao mês de setembro.


















Nenhum comentário: